O REINO DE DEUS E O “REINO DOS HOMENS”

O Reino de Deus e o “reino dos homens” é um título que diz muito. Constitui a chave de leitura do “Boa Nova” trabalhada neste estudo por Haroldo Dutra Dias. Ele propõe a apreciação da obra, capítulo a capítulo, observando-se os contrastes realçados no ensino de Jesus.
A palestra fez parte da programação do 3° VIRaSER. O encontro dos amigos do SER foi realizado em Belo Horizonte, em 2019. Durante três dias, o livro de Humberto de Campos, psicografado por Chico Xavier, guiou as reflexões e as vivências dos participantes.
Os relatos espirituais da vida do Mestre na obra permitem variados prismas de estudo. E o antagonismo pedagógico é um deles. Em diversos pontos da narrativa ficam contrapostos os valores e os propósitos de ambos os reinos. Haroldo destaca alguns trechos em que personagens experimentaram esse paradoxo. Entre eles, Maria de Magdala e Levi Mateus.
E o contexto cultural de Roma – com o culto imperial a Cesar – ajuda a clarear essa perspectiva de interpretação literária. Perante as lições do Cristo, Haroldo traz para a atualidade a comparação entre as coisas da matéria e os princípios espirituais. Assim, pinça uma certeza consoladora pronunciada por Jesus: “quem governa o mundo é Deus”.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios