Em setembro de 2019, o Instituto SER promoveu o 3º VIRaSER. O encontro bienal reúne amigos da instituição para um fim de semana de convivência. A proposta é trabalhar em profundidade um livro da psicografia de Chico Xavier. E, nessa edição, a obra escolhida foi “Boa Nova”, de Humberto de Campos.

Este vídeo traz a palestra de abertura. Haroldo Dutra Dias inicia sua fala como a gravação de um episódio da série “7 Minutos com Emmanuel”. Mas a lição do benfeitor selecionada por ele rendeu, é claro, muito mais tempo.

“Cristo em nós” está no livro “Fonte Viva”. É um comentário ao versículo de Atos em que Jesus solicita a Ananias a intercessão por Saulo, que estava cego e com fome. Essa convocação do Mestre serve de exemplo para a mensagem central do capítulo. “Se a humanidade não pode iluminar-se e progredir sem o Cristo, o Cristo não dispensa os homens na obra de soerguimento e sublimação do mundo.”

Haroldo reforça a presença interveniente de Jesus na vida de cada um de nós. Afinal, “Cristianismo é Cristo em nós”. Importa a ele, tanto quanto a nós próprios, nossa redenção. E esta não pode se dar sem a reparação por meio de provas e expiações. Contudo, mesmo sabendo não haver outro meio de progresso, relutamos contra esse mecanismo divino.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios