Neste segundo episódio, Gelson Luis Roberto detalha o papel da sombra na dinâmica psíquica. O seminário em quatro episódios é baseado na obra psicológica de Joanna de Ângelis. Ele foi realizado em setembro pela Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg).

Essa dimensão da inconsciência tem grande espaço na série da benfeitora, psicografada por Divaldo Franco. É um conceito importante nos livros “Em busca da verdade”, “Jesus e o Evangelho à luz da psicologia profunda” e outros. Tanto para ela quanto para Carl G. Jung, a sombra é fundamental para o equilíbrio psicológico.

Ela complementa o ego como fonte de recursos desconhecidos, ancestrais e até amedrontadores. Propõe o conflito e, assim, confere polidez ao ego. O acolhimento da sombra exercita a humildade. E, segundo Gelson, esse processo amplia a percepção da psique em direção a sua completude, ao self.

Portanto, explica o psicanalista gaúcho, a dinâmica de aprimoramento retira a noção da sombra como complexo necessariamente negativo.

Continuar lendo

Mais Episódios