TRABALHANDO A SOMBRA – PARTE 01

Gelson Luis Roberto ministrou o seminário Trabalhando a Sombra em setembro. O convite foi da Associação Médico Espírita de Minas Gerais (Amemg). O psicanalista gaúcho é um dos maiores estudiosos da obra psicológica de Joanna de Ângelis. A proposta do curso foi tratar o aspecto específico da sombra. Este é o primeiro episódio. Nele, o psicanalista traz a perspectiva da teoria de Carl G. Jung sobre o tema.

Gelson apresenta alguns conceitos junguianos. Por exemplo, a noção da inexistência do sistema psíquico perfeito, mas do completo. Sombras são imagens, pulsões associadas ao inconsciente. Elas se contrapõem ao ego consciente e, normalmente, são inadequadas aos padrões sociais.

O psicanalista apresenta alguns momentos extremos em que esses valores adormecidos irrompem. São situações de pressão, de culpa, dor e morte. Ainda o desejo erótico e as condições de poder costumam fazer emergir a sombra. Ou seja, ela se apresenta irremediavelmente ao longo da vida. E, para Jung, quanto menos incorporada, mais escura se constitui.

Continuar lendo

Mais Episódios