O tema deste estudo é um dos mais candentes e graves da psicologia espírita e também da junguiana. Com a palavra, o psicólogo Marlon Reikdal, que tem obtido êxito na convergência da ciência da pisque com a Doutrina Espírita. Aqui, ele conceitua a sombra e vai além. Assegura que não há ser integral sem que se a reconheça e a acolha no nível consciente.

Este estudo integrou o III Encontro de Espiritismo e Psicologia com Joanna de Ângelis. Ele foi realizado em setembro, em Belo Horizonte. A realização ficou a cargo da Associação Médico Espírita de Minas Gerais (Amemg) em parceria com o Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Ângelis.

O livro a que o encontro se dedicou especialmente foi “Em Busca da Verdade”. Segundo Marlon, este é o título da benfeitora que aborda a sombra com mais profundidade. O expositor utiliza trechos da obra e os contextualiza com casos concretos.

Ele faz um paralelo muito rico entre o processo de incorporação dessas energias do subconsciente e a parábola dos talentos. Também faz uma análise das consequências psicológicas por que passou Pedro após ter negado Jesus por três vezes.

Continuar lendo

Mais Episódios