Os expositores do III Encontro de Espiritismo e Psicologia com Joanna de Ângelis participam da última rodada de perguntas. Respondem Marlon Reikdal, Gelson Luis Roberto, Michelle Ponzoni e Alexandre Fontoura. A maior parte do bate-papo girou em torno do dilema entre repressão e integração da sombra.

Aliás, os próprios palestrantes identificaram que as discussões sobre a sombra dominaram as falas. E, aqui, eles aproveitam para conceituar esse complexo. Outra curiosidade foi a busca da compreensão da estrutura psíquica de Jesus. O Cristo encarnado tinha ego e sombra?

Sobre repressão e integração, compreendeu-se tratar de uma progressão. Reprimir impulsos representou uma conquista civilizatória contra a barbárie. No entanto, é algo do passado. Este é o momento de tomada de consciência por meio do esforço do autodescobrimento. Assim, identificam-se e compreendem-se os espectros nocivos no inconsciente.

Esta terceira edição do encontro foi promovida pela Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg) em parceria com o Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Ângelis. Ela ocorreu em Belo Horizonte, em setembro de 2019.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios