Esta é a conferência de encerramento do III Encontro de Espiritismo e Psicologia com Joanna de Ângelis. O seminário foi realizado em setembro de 2019, em Belo Horizonte. A realização ficou a cargo da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg) em parceria com o Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Ângelis (Nepja).

O foco principal do encontro foi o livro “Em Busca da Verdade”. Ele dá título à palestra de Gelson Luis Roberto. E, a partir da obra, o expositor e psicólogo gaúcho traz alguns conceitos da benfeitora. Esse esforço ele já havia iniciado no estudo anterior.

Joanna trabalha a verdade em sua dimensão individual e íntima. Mais uma vez, fica exposta a dinâmica entre os complexos da psique ego, sombra e self. O movimento do cair em si, da autodescoberta, é o caminho que abre esse processo. E ele pode se dar de forma voluntária ou não.

Gelson relaciona a verdade do ser a outros conceitos e conquistas. Por exemplo, a imagem de Deus, o perdão, o equilíbrio entre o amor e a moral, e a liberdade. Por fim, questiona: se a verdade liberta, por que costumamos fugir dela?

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios