Vídeo para assinantes - Assinar

“Conviver e ser” é o título de um capítulo de “Em Busca da Verdade”. Este livro faz parte da série de Joanna de Ângelis psicografada por Divaldo Franco. E foi a obra central do III Encontro de Espiritismo e Psicologia baseado no trabalho da benfeitora.

O seminário, com duração de três dias, ocorreu em setembro, em Belo Horizonte. A realização foi da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg) e do Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Ângelis (Nepja).

Guadalupe Amaral apresenta e comenta esse trecho do livro. Além disso, promove o diálogo entre ele e outros autores, especialmente Carl G. Jung. O enfoque da conferência são os conflitos entre o ego e as sombras. Ou, dito de outra forma, entre as expectativas infantis e a dura e sofrida realidade.

É desses choques que se dá o “cair em si”. Tanto para a mentora quanto para Jung, esse insight íntimo é essencial para o desenvolvimento do ser. É a partir de tal experiência que pode ocorrer a integração das sombras e o comando do self. Mas essa conquista, reforça a expositora, dependa da força moral do indivíduo para se consolidar.

Continuar lendo

Mais Episódios