Vídeo para assinantes - Assinar

Na última parte do seminário Amor a Dois, Andrei Moreira fala sobre equilíbrio. Sem ele, não há relação afetiva que sobreviva. Em um sistema familiar, os pais vieram antes dos filhos e, portanto, há uma ordem a considerar. Já um casal, duas partes se unem para formá-lo e se equivalem. Ou deveriam.

O respeito é o que equilibra a relação. Dar mais do que o outro, ter mais poder do que o outro e controlar o outro é invadir e descompensar a balança. Um prato abruptamente afunda, e o outro é arremessado para cima, recebendo um impulso de expulsão. Nas relações contemporâneas, em que tantos homens e mulheres se desconectaram do potencial individual de seu sexo, a reconexão se dá na reconciliação com a família de origem. Qual é meu lugar em meu sistema original?

A terapia da constelação familiar sistêmica é um dos primas pelos quais Andrei analisa relacionamentos afetivos no livro Amor a Dois. O outro é a Doutrina Espírita. Este seminário é um desdobramento da obra e foi promovido pela Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg) em abril.

Continuar lendo

Mais Episódios