PodLER | #010 | SEPÉ, O GUERREIRO DA PAZ

Sepé Tiaraju é um vulto da história brasileira, especialmente da gaúcha. Foi cacique dos chamados Sete Povos das Missões. Estas eram as reduções guarani, fundadas pelos Jesuítas no atual Rio Grande do Sul. Em meados do século XVIII, ele liderou a rebelião contra o Tratado de Madri, que devolvia aquelas regiões aos espanhóis. E, numa batalha decisiva, foi morto, juntamente com mais de mil indígenas.

Mas quem era aquele Espírito? Que trabalho passou a desempenhar após sua desencarnação? A sabedoria e a capacidade de liderança, apesar da pouca idade, e de apontavam para alguém nobre. E muitas respostas nesse sentido estão no livro “Sepé: o Guerreiro da Paz”.

Para apresentar a obra, o PodLer recebe a médium que a psicografou, Maria Elisabeth Barbieri. A ex-presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs) conta seus primeiros contatos com o líder guarani e também com o autor espiritual da biografia, Oscar José Pithan. Este importante trabalhador espírita gaúcho, desencarnado na década de 1940, teve uma relação especial com Sepé. Como padre jesuíta, foi uma espécie de pai adotivo e evangelizador do indígena.

Elisabeth revela no episódio a atuação do cacique na condução de tarefas espirituais em todo o Brasil. “Sepé: o Guerreiro da Paz” foi editado em 2017 pela editora Francisco Spinelli, da Fergs. Guilherme del Valle conduz o bate-papo literário, resultado da parceria do Centro Espírita Emmanuel, de Viamão (RS), com a plataforma Espiritismo.TV.

Continuar lendo

Comentários

Acompanhar estes Comentários
Notificar-me de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Mais Episódios

0
Participe da nossa comunidade! deixe seu comentário.x
()
x