#008 – PEDAGOGIA DA VIRTUDE: ADOLESCÊNCIA

Mudanças abruptas de humor. Capacidades superestimadas. E uma predisposição constante para o confronto. A adolescência é tida como uma fase de turbulência para os filhos e de dificuldade para os pais. Neste episódio, dr. Ricardo Wardil não chega a desmitificar esse período. Mas oferece uma nova perspectiva por meio da contribuição da Doutrina Espírita.

Segundo ele, os responsáveis por um adolescente devem se inspirar permanentemente no pai do filho pródigo. Permitir que o jovem padeça as próprias dores em decorrência de suas decisões impulsivas. E estar preparado para acolhê-lo de volta nas piores condições, mas de braços abertos e sem julgamentos.

Fácil não é. Porém, um sermão ou a superproteção só costumam produzir efeitos adversos. A confiança em Deus figura-se essencial. Só ela garantirá o sono tranquilo quando um filho adolescente não está em casa.

Esta série é o desdobramento em vídeo do livro “Pedagogia da Virtude”. Ele foi lançado pelo médico em 2015 pela editora Horizontes da Mente. Na obra, ele trabalha a educação no lar tomando como norte os princípios espíritas e cristãos. A produção audiovisual é do Portal SER.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios