#005 – PEDAGOGIA DA VIRTUDE: LINGUAGEM DO SENTIR

A proposta aqui é associar prazer ao dever. As refeições, a escola, a hora do banho e o culto do Evangelho no lar. Tudo pode ser mais estimulante para as crianças. E serão os estímulos sensoriais que guardarão esses momentos em família em boas lembranças.

Do contrário, a obrigação forçada pode ser traumática. As imagens e até os sons e os cheiros relacionados a situações desagradáveis recorrentes acabam se tornando gatilhos de psicopatias na vida adulta. Dr. Ricardo Wardil cita como exemplos um caso de Carl Jung e outro de uma paciente.

O médico ressalta neste episódio o protagonismo dos elementos sensoriais nos processos educacionais. Ao cabo das experiências, são essas memórias que ficam. E, por isso, devem ser reconhecidos como aliados dos pais nas tarefas domésticas.

Esta série baseia-se no livro de dr. Ricardo de mesmo nome. A produção é do Portal SER. “Pedagogia da Virtude” foi lançado em 2015 pela editora Horizontes da Mente. Nele, o homeopata aborda a educação dos filhos norteada pelos princípios cristãos.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios