#003 – PEDAGOGIA DA VIRTUDE: PAISAGENS DO CAMINHO

Dr. Ricardo Wardil atua como uma espécie de guia neste episódio. As paisagens que apresenta e descreve, contudo, não são das mais prazerosas. Tratam-se dos cenários da sociedade contemporânea, sede de tremendos desafios. Como educar os filhos nestes tempos com seus apelos e tentações?

Entre as características, observa-se uma pressão por desempenho. A ostentação de bens materiais tem significado próprio. O imediatismo choca-se com práticas de ensino pouco flexíveis. Os padrões estão postos, e, aparentemente, mais feliz é quem os imita.

O médico aponta para um processo de construção de referências como escudo de contenção. Ele ressalta a valorização das características natas da criança. Reprimir nela aquilo que se apresenta inconveniente, ao contrário, pode ser a condenação da personalidade futura.

Como sempre, dr. Ricardo conta vários casos. Esta série é um desdobramento de seu livro de mesmo nome. A produção é do Portal SER. “Pedagogia da Virtude” foi lançado em 2015 pela editora Horizontes da Mente. Nele, o expositor aborda a educação em família norteada pelos princípios cristãos.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios