#002 – PEDAGOGIA DA VIRTUDE: O QUE EDUCAR?

Quando se trata de educação, trata-se de educar o que? Neste episódio, dr. Ricardo Wardil apresenta um olhar sobre essa questão. Seu ponto de partida é um conceito de Jean Jaques Rousseau, que, na visão do médico, guarda relações estreitas com a Doutrina Espírita.

Segundo o pensador francês, educar é conhecer a criança, favorecer que ela se conheça e, assim, seja capaz de governar a si própria. Portanto, o conhecimento da essência dos filhos e o autoconhecimento são as bases dessa construção íntima, no lar.

Ao lado do fogão de lenha, dr. Ricardo conta causos sobre seus cinco filhos. E reflete sobre a identificação e o direcionamento dos dons, dos talentos. Ele trabalha as noções de direção e força como diretrizes desse processo educacional. Isso porque, na infância, o que parece errado nada mais é do que a expressão desajustada de alguma virtude.

Esta série é um desdobramento em vídeo do livro de mesmo nome. A produção é do Portal SER. “Pedagogia da Virtude” foi lançado em 2015 pela editora Horizontes da Mente. Nele, o médico e expositor aborda a educação em família norteada pelos princípios cristãos.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios