LUTERO – EPISÓDIO 05 – A CONSCIÊNCIA

Este é o episódio final de Lutero e a Reforma Protestante. A série, de 1983, foi produzida pela TV da então Alemanha Oriental. No Brasil, ela tem distribuição da Versátil Vídeo Spirite. Suas cinco partes destacam os anos mais movimentados do monge de Wittenberg, um dos principais personagens da história do Cristianismo. Quem o interpreta é Ulrich Thein.

O episódio trata de dois eventos. Um tem caráter íntimo, o casamento do já excomungado Lutero com a ex-freira Katharina von Bora. E o outro, um grave fato da história alemã. A Guerra dos Camponeses foi a maior revolta popular da Europa anterior à Revolução Francesa. E constituiu-se um desdobramento político do Protesto.

Alguns líderes luteranos, em especial o pastor Thomas Müntzer, arregimentaram um exército de agricultores e mineradores pobres. Visando à justiça social, sonhavam com a implantação do Reino de Deus na Terra. Sem treinamento, organização e armas, a milícia de camponeses foi dizimada pela liga dos nobres.

Estimam-se os mortos em pelo menos 100 mil. Lutero opôs-se ao movimento armado. E, ao contrário, foi simpático a que fosse reprimido pela aristocracia. Mas o massacre foi um fantasma que o perseguiu até os últimos dias.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios