LUTERO – EPISÓDIO 04 – AQUI ESTOU EU

“Aqui estou eu” retrata momentos cruciais da trajetória de Martinho Lutero. Sua atuação pública contra Roma atinge desdobramentos políticos inimagináveis. O monge agostiniano é convocado a se retratar diante do imperador Carlos da Alemanha.

Essa assembleia ficou registrada na história como “Dieta de Worms”. Seria a última chance de o reformador se retratar de suas posições contrárias ao Papa e à venda de indulgências. Mas ele confirmou todas, corajosamente.

Proscrito pela Igreja e pelo Estado, Lutero passa a viver na clandestinidade. Recebe a proteção de nobres para não ser executado pelos adversários. Foi a oportunidade de que precisava para realizar um feito enorme. Traduzir o Novo Testamento do grego para o alemão.

Durante o período em que se manteve escondido, correspondeu com seus companheiros protestantes. E não conseguiu evitar que sua Wittenberg se torna palco de revoltas violentas contra dogmas, ritos e imagens de culto católicas.

Este é o penúltimo de cinco episódios da série. “Lutero e a Reforma Protestante” é uma produção da TV alemã de 1983. No Brasil, tem distribuição da Versátil Vídeo Spirite.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios