LUTERO – EPISÓDIO 03 – OS SEGREDOS DO ANTI CRISTO

O terceiro episódio da série, distribuída pela Versátil Vídeo Spirite, retrata a radicalização. Aumenta o acirramento entre os já autodenominados luteranos e Roma. A excomunhão e a prisão do monge de Wittenberg são cenários iminentes.

Ele rejeita as últimas ofertas de silenciar-se e abjurar de suas teses. E vai além: parte para o ataque. Martinho Lutero e seu grupo da faculdade de teologia questionam decisões de concílio em um debate público. Queimam publicações oficiais da Igreja e imprimem seus próprios textos acusatórios. Por fim, acusam o papa Leão X de “anticristo”.

O líder da dissidência católica se vê, repentinamente, como catalisador de uma ruptura geopolítica. E, se inicialmente ele se surpreendeu com a repercussão, passa a simpatizar com um possível desdobramento bélico na Alemanha. Pensava ser essa uma forma mais rápida de restabelecer o Evangelho puro como diretriz de ação da Igreja.

Já o poderio papal amplia a operação de sua rede de influência sobre reis, banqueiros e mercadores. Enquanto isso, vê em Lutero a ameaça de um segundo Jan Huss.

“Lutero e a Reforma Protestante” é uma série da TV alemã exibida em 1983. Nos cinco episódios, Ulrich Thein interpreta o monge magistralmente.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios