LUTERO – EPISÓDIO 02 – O FILHO DO MAL

Martinho Lutero publicou as 95 teses que questionaram algumas práticas da relação da Igreja com seus fiéis. Seu principal alvo foi o comércio de indulgências. Por ele, o Vaticano, por meio de seus representantes, vendia a salvação dos pecados.

A posição crítica e pública do monge agostiniano e doutor em teologia foi um escândalo. E é sobre as repercussões que trata este segundo episódio. Lutero esperava provocar o debate entre seus pares clérigos. No entanto, suas teses tiveram desdobramentos políticos e econômicos. Na verdade, elas desnudaram a rede de interdependência que a Igreja mantinha com reis, banqueiros e outros burgueses. Toda ela para sustentar sua estrutura exploratória de levantamento de fundos.

Os universitários e o povo de Wittenberg se firmavam encorajados pela postura do reformador. Este, por outro lado, era submetido a um processo por heresia movido pelo Papa e executado por um duro cardeal.

“Lutero e a Reforma Protestante” é uma produção da TV alemã exibida em 1983. No Brasil, ela tem distribuição da Versátil Vídeo Sprite. A série conta, com esmero cinematográfico, os dez anos mais agitados da vida do monge.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios