LUTERO – EPISÓDIO 01 – O PROTESTO

A Versátil Vídeo Spirite disponibiliza mais uma raridade para a plataforma Espiritismo.TV. “Lutero e a Reforma Protestante” foi produzida pela televisão alemã em 1983. O lançamento, à época, comemorou os 500 anos de nascimento do reformador.

A minissérie em 5 episódios soma quase 8 horas de vídeo. Ela retrata a vida de Martinho Lutero por dez anos. O período vai desde seus questionamentos públicos à venda de indulgências, passa pela célebre publicação das 95 teses, em 1517, até a excomunhão, a prisão e o trabalho de tradução bíblica.

O doutor em teologia é interpretado magistralmente por Ulrich Thein. A direção é de Kurt Veth. Merece destaque a bela fotografia que explora os contrastes em claro e escuro.

O primeiro episódio focaliza “O Protesto”. Lutero, professor da universidade de Wittenberg e monge agostiniano, ganha notoriedade dentro da Igreja. A razão é o seu posicionamento cada vez mais explícito quanto à prática arrecadatória do Vaticano. Para a construção da Catedral de São Pedro, documentos em remissão dos pecados eram vendidos em troca de contribuições financeiras.

Paralelamente à exploração, o povo crente padecia com pobreza e ignorância. A crítica pública do protestante passa a incomodar colegas. E ele publica seu conjunto de itens reformadores.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios