Vídeo para assinantes - Assinar

JUNG – QUESTÃO DO CORAÇÃO

A vida e a obra de Carl Gustav Jung são rememoradas por seus mais longevos colaboradores e pacientes. O documentário inclui trechos de entrevistas do próprio biografado, registradas em 1957. O longa, de 1985, foi dirigido por Mark Whitney e concebido por Suzanne Wagner. Ele tem distribuição da Versátil Vídeo Spirite.

Jung é um dos pensadores mais influentes do século XX. A maioria dos entrevistados é de psicanalistas. São herdeiros do legado do criador da psicanálise.

No total, foram realizadas 40 horas de entrevistas para a edição. Entre os depoimentos, destacam-se os de Marie-Louise von Franz e Barbara Hannah. Ambas trabalharam com Jung em Zurique por décadas. Foram amigas e continuadoras do trabalho do autor suíço, que morreu em 1961.

Os entrevistados mencionam conceitos junguianos importantes. Entre eles, o self, a relação deste com o ego, a projeção, a transferência, além da metodologia psicanalítica. O caráter e a sagacidade do biografado também se revelam. Sua relação com a religiosidade e as interações do ser com Deus estão entre os pontos altos.

Continuar lendo

Mais Episódios