Assistindo

SANTO AGOSTINHO

Filmes
01:55:08

SANTO AGOSTINHO

Roberto Rossellini, um dos mestres do Neorrealismo Italiano, realizou algumas cinebiografias para a televisão de seu país a partir da década de 1960. Por suas lentes passaram as vidas de nomes da política, da filosofia e do Cristianismo. “Santo Agostinho” (Agostino d’Ippona) é uma dessas produções. Ela foi exibida em 1972 e, no Brasil, tem distribuição da Versátil Vídeo Spirite.

Agostinho, primeiro Doutor da Igreja, foi um dos filósofos e teólogos cristãos mais importantes de todos os tempos. Sua doutrina foi escrita na época em que o Império Romano adotou o Cristianismo como religião oficial, século IV. Por isso, ela é considerada essencial para a expansão cristã no Ocidente.

Rossellini, contudo, retrata a vida prática do sacerdote e bispo de Hipona (hoje na Argélia). Agostinho, interpretado por Dary Berkani, aparece como uma referência de sabedoria e justiça na região. Sua posição era firme contra a iniquidade e a violência motivada por intolerância de credo. E as homilias e os diálogos do filme aportam muito sentido para os dias atuais.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios