OS MISERÁVEIS – PARTE 04, LIBERDADE, QUERIDA LIBERDADE

Na terceira parte, entende-se por que esta adaptação de “Os Miseráveis” é tida como a melhor de todos os tempos. A maior parte do filme se concentra na barricada dos republicanos em conflito armado contra a Guarda Nacional. E, assistindo a às cenas, parece inimaginável uma produção dessa magnitude na década de 1930 longe dos estúdios de Hollywood.

A primorosa direção de Raymond Bernard acentua a influência de cores e quadros do expressionismo alemão. Esses três longas vertidos do clássico de Victor Hugo foram restaurados há poucos anos. E, no Brasil, a distribuição é da Versátil Vídeo Spirite.

“Os Miseráveis” (Les Misérables) tem sua trama narrativa emoldurada por dois momentos históricos. Um, a Batalha de Waterloo, em 1815. E o segundo, as revoltas civis contra a monarquia em Paris na década de 1830. “Liberdade, querida liberdade” contextualiza-se nesses últimos episódios.

O romance entre Cosette e o republicano Marius Pontmercy se desenvolve nesse cenário de ebulição política. Jean Valjean vive o reencontro definitivo com seu perseguidor, o inspetor Javert. O protagonista tem interpretação formidável de Harry Baur.

Continuar lendo

Comentários

Acompanhar estes Comentários
Notificar-me de
1 Comentário
Mais novos
Mais velhos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
sitiofranciscodeassis

Estou simplesmente encantada com a versão assistida de “Os Miseráveis”. Absolutamente magistral. Parabéns à Versátil Vídeo Spirite, à Espiritsmo.TV e todos os envolvidos. Trazer a obra para o nosso conhecimento, assistir algo tão maravilhoso, somente faz crescer a vontade de aprender mais e mais sobre Victor Hugo e sua maravilhosa percepção e inspiração para colocar em livro, especialmente em uma época em que tudo era tão mais difícil e sem as facilidades que temos hoje, dando vida a tantos personagens que se intercalam em diferentes épocas, diferentes momentos, mas na mesma miséria humana tão soberbamente retratada. O crescimento espiritual de Jean e o declínio moral cada vez mais acentuado dos Thénardier é explícito e verdadeiro, tocante. Parabéns!

Mais Episódios

1
0
Participe da nossa comunidade! deixe seu comentário.x