Vídeo para assinantes - Assinar

IRMÃO SOL, IRMÃ LUA(FRATELLO SOLE, SORRELA LUNA)

Francisco de Assis, como dos santos mais populares da tradição católica, sempre inspirou a arte. No cinema, diversos longas retrataram sua vida. Só diretores compatriotas foram quatro: Roberto Rossellini, Liliana Cavani, Fabrizio Costa e Franco Zeffirelli. Este último é o realizador de “Irmão sol, irmã lua” (Fratello sole, sorella luna), oferecido ao colaborador de Espiritismo.TV pela Versátil Vídeo Spirite.

Em meio às produções dedicadas a Francesco, esta se destaca pela beleza. A biografia do santo da Úmbria já é por demais bela. A ruptura com a burguesia medieval, simbolizada pela figura do pai, comerciante próspero. A espécie de surto depois de presenciar os horrores da guerra. E a decisão de “reconstruir a igreja” do Cristo no serviço aos pobres e doentes, fazendo-se um deles.

Mas, a esta bela narrativa, Zeffirelli une uma fotografia estupenda dos campos italianos. E coroa com uma trilha sonora tão representativa que ganhou vida própria.

O momento alto desta bela produção é a relação entre Francisco e Clara. Os encontros e desencontros dos irmãos sol e lua forjaram uma só vida de dois caminhos paralelos.

Continuar lendo

Mais Episódios