FREUD ALÉM DA ALMA

Esta cinebiografia de Sigmund Freud focaliza seu período inicial de clínica médica. O “pai da psicanálise” é retratado com pouco mais de 30 anos. Fazia os primeiros experimentos utilizando hipnose e interpretação dos sonhos. Mas o destaque são as primeiras descobertas, que abriram a porta para a teoria da psicanálise, o estudo do inconsciente.

Freud, além da alma” tem direção do grande astro norte-americano John Huston. O protagonista é interpretado por Montgomery Clift. E a distribuição do longa, de 1962, é da Versátil Vídeo Spirite.

As primeiras conclusões de Freud encontraram escárnio e repúdio na sociedade acadêmica. O filme apresenta a relação com seu tutor intelectual dr. Joseph Breuer. A hipótese freudiana da sexualidade infantil resultou no rompimento entre eles.

Até chegar a essa suposição – culminante no Complexo de Édipo –, o médico realizou diversas tentativas com seus pacientes. Eram, em sua maioria, neuróticos, sintetizados na garota Cecily. O envolvimento emocional com eles foi inevitável nessa trajetória.

Continuar lendo

Mais Episódios