DANÇA DO XAXADO – 11 A 13 ANOS

Simbora xaxar? É hora de dança no Facinho. Neste ano, o festival de arte espírita infanto-juvenil de Campina Grande (PB) destacou o caminho para a felicidade. E o pano de fundo de diversas atividades foi a cultura popular do Nordeste.

Teve forró, cordel, xilogravura e teatro de mamulengos. E, nesta oficina, a lição é uma das danças mais típicas da região. A dançarina e evangelizadora Monalise Évane ensina o xaxado.

Não se trata de um gênero simples. Mas a professora oferece uma didática bastante clara. E mesmo os mais enferrujados podem arriscar uns passos.

A oficina é voltada para os adolescentes. Monalise explica a origem histórica do xaxado, associada ao cangaço. E mostra por que a sandália de couro é importante para xaxar na terra.

O 12° Facinho ocorreu em julho, em formato online. A realização foi da Associação Municipal de Espiritismo de Campina Grande. Apoiaram a iniciativa a Federação Espírita Paraibana (FEPB) e a Associação Brasileira de Artistas Espíritas (Abrarte). Todas as apresentações e aulas estão disponíveis na plataforma Espiritismo.TV.

Continuar lendo

Comentários

Acompanhar estes Comentários
Notificar-me de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Mais Episódios

0
Participe da nossa comunidade! deixe seu comentário.x
()
x