Neste primeiro episódio da série de estudos de Levítico, Haroldo Dutra Dias convida a um panorama geral. O livro, com 27 capítulos, é o terceiro do Pentatêuco, a Torá hebraica. Ele vem após Êxodo, e seu propósito é justamente oferecer normas de reaproximação com Deus depois da escravidão e da peregrinação no deserto. A chegada à terra prometida é o objetivo.

Mas por que é interessante para os espíritas estudar um código de comportamento judeu, com leis de sacrifícios de animais e procedimentos ritualísticos para sacerdotes, entre outras simbologias normativas? Uma razão é que Jesus, em diversas passagens do Evangelho, faz referência a algum conteúdo de Levítico. E mais importante: as escrituras sagradas do Antigo Testamento são uma fonte riquíssima de sabedoria espiritual.

Haroldo oferece trilhas de interpretação com a abordagem que já o notabilizou: o encadeamento entre as três revelações. O elo entre elas é a progressão espiritual até a comunhão libertadora com Deus. Levítico dialoga com as lições de Emmanuel inspiradas no Evangelho e com questões de O Livro dos Espíritos.

Continuar lendo

Mais Episódios