O julgamento coletivo dos hebreus é o tema principal da primeira parte do livro de Isaías. A esse povo foi confiada a missão de propagar entre todas as nações o Deus único, imaterial, Criador de todas as coisas e dirigente de Sua Criação. Mas Israel falhou em sua atribuição. Pior, acumulou débitos para si.

Neste episódio de Isaías à luz do Espiritismo, Haroldo Dutra Dias aprofunda a leitura estrutural do profeta. Ele alerta para as figuras de linguagem utilizadas no texto, escrito há quase 3.000 anos. Essas imagens ilustram os erros coletivos em juízo. Esse é o panorama dos capítulos 1 a 12 do livro.

Contudo, do outro lado da necessidade de reparação, há a consolação da promessa. Deus enviaria seu escolhido, o Messias, para a redenção não apenas dos hebreus, mas de toda a humanidade. E, a partir do relato de Isaías, Haroldo assinala para presente atuação da Lei de Causa e Efeito em todo o Antigo Testamento.

Na parte inicial do vídeo, Eleonora Tosetto e Júlio Corradi apresentam o acervo de material dedicado às séries sobre o Antigo Testamento. Esses documentos, em breve, ficarão concentrados em uma plataforma de estudos em desenvolvimento pelo Portal SER.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios