O Portal SER convida para este novo estudo do Antigo Testamento à luz do Espiritismo. Após Levítico, Gênesis e Isaías, Haroldo Dutra Dias se debruça sobre o Êxodo. Neste primeiro episódio, ele faz uma introdução a respeito dos objetivos da série.

Êxodo é o segundo livro do Pentateuco judaico. Atribui-se sua autoria a Moisés, personagem central da narrativa. Contudo, ainda que ele tenha vivido e relatado suas experiências oralmente, o texto só foi consolidado séculos depois dos fatos registrados.

Haroldo salienta que, realmente, Êxodo não se trata de uma ficção. Contudo, traz muito mais que informações históricas. Para além destas, há todo um repositório simbólico de recondução da criatura humana à conexão com o Pai Criador. E esse caráter diz muito do propósito do estudo.

A ideia é dar revivescência às letras de quase 3.500 anos. A libertação do Espírito daquilo que o afasta de Deus constitui o norte a ser seguido. E o contexto atual, de pandemia da Covid-19, representa uma escravidão relativa.

Haroldo ressalta que, para além do texto bíblico, utilizará obras tanto do Judaísmo quanto de diferentes denominações cristãs. Mas a principal lente de interpretação virá dos princípios espíritas. Uma dica: “Há Caminho da Luz”, de Emmanuel, dialoga com o relato de Moisés.

Continuar lendo

Comentários

Mais Episódios