Assistindo

#14 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | O QUE É O MODERNO ESPIRITUALISMO – 1ª PARTE

Filosofia de Emmanuel
1:07:50

#14 | FILOSOFIA DE EMMANUEL | O QUE É O MODERNO ESPIRITUALISMO – 1ª PARTE

O que é o moderno espiritualismo. Esse é o título do item de abertura do capítulo “Às Almas Enfraquecidas”, no livro “Emmanuel“. Não se trata de uma pergunta, mas de uma afirmativa. E o benfeitor o descreve com seu reconhecido poder de síntese.

Gustavo Silveira e Jailton Pinheiro atêm-se ao parágrafo inicial. E começam conversando sobre o termo em destaque. Allan Kardec, na introdução de “O Livro dos Espíritos”, lançou o vocábulo Espiritismo. Entretanto, outros autores, como Léon Denis, utilizaram a expressão espiritualismo moderno em referência à nova filosofia.

No trecho lido no episódio, Emmanuel afirma da fidelidade da terceira revelação às leis de Deus. Justifica a necessidade do contexto evolutivo, em meados do século XIX, para que ela viesse à lume. Por fim, diz da capacidade da doutrina de subsidiar ao ser humano melhor compreensão de seus problemas, “sem oferecer talismãs ou artes mágicas”.

Os apresentadores refletem sobre esses pontos. E, a partir deles, tentam explicar por que o Espiritismo, de fato, é o Cristianismo redivivo ou o consolador prometido por Jesus.

Filosofia de Emmanuel é uma série produzida pelo portal Espiritismo.NET. Ela visa a estudar o pensamento do mentor de Chico Xavier. E o ponto de partida é sua primeira obra psicografada, que traz seu nome por título, de 1937.

Continuar lendo

Comentários

Acompanhar estes Comentários
Notificar-me de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Mais Episódios

0
Participe da nossa comunidade! deixe seu comentário.x
()
x