Um fato decisivo encorajou o professor Rivail a assumir sua missão. Sem esse acontecimento, a Doutrina Espírita talvez não existisse como a conhecemos. Marcelo Uchôa focaliza essa passagem na vida de Allan Kardec. A série integra o projeto Espiritismo e Mediunidade, idealizado pelo apresentador e por Regina Mercadante.

Marcelo segue na biografia do codificador. Ela foi escrita por Henri Sausse. E o relato foi incluído em “O que é o Espiritismo” como introdução.

Rivail tinha muitas reservas quanto ao fenômeno das mesas girantes. Via naquilo um modismo de autenticidade questionável. Convidado por amigos, participou de uma reunião. Percebeu que as batidas na madeira não eram coincidências mecânicas. Havia uma causa inteligente aparente a ser investigada.

Esses amigos, intelectuais de Paris, estudavam o fenômeno a sério. Viam no professor o elemento a organizar a experimentação. Repassaram a ele 50 cadernos com respostas dos Espíritos. O educador não pensava em se envolver. Foi quando recebeu uma mensagem direcionada especialmente a ele.

Continuar lendo

Mais Episódios