Assistindo

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 06

Espiritismo e Mediunidade
00:26:10

O episódio remonta aos primeiros contatos do professor Rivail com as mesas girantes. São momentos históricos. Marcelo Uchôa comenta e contextualiza o relato. Esta série é produzida por ele e Regina Mercadante. O estudo integra o projeto Espiritismo e Mediunidade.

A narrativa está na biografia de Allan Kardec, de Henri Sausse. Ele foi um propagador da Doutrina Espírita ainda no século XIX. O texto foi acrescentado na edição brasileira de “O que é o Espiritismo?”. Tem um papel de introdução à obra.

E o trecho lido aqui retrata as experiências iniciais do professor. O convite para as sessões veio de “pessoas honradas”. A febre sensacionalista das mesas espalhara-se pela Europa. E Rivail era cético. Por conhecer e respeitar aqueles que o convidaram, aceitou. Presenciou o fenômeno mediúnico. As pancadas nas madeiras respondiam os participantes.

Mesmo sem se convencer, reconheceu que “naquilo havia um fato que devia ter uma causa”. Àquele intercâmbio, Allan Kardec, aos 51 anos e sem entusiasmo, lançou um olhar científico. Nascia uma nova revelação.

Continuar lendo

Mais Episódios