O estudo de “O Livro dos Médiuns” atinge o caráter experimental da obra. São 32 capítulos nessa segunda parte. E o conceito-chave trabalhado no episódio é o de perispírito. Esse termo é como a base da estrutura que será desenvolvida na sequência.

Marcelo Uchôa percorre a abordagem pedagógica de Allan Kardec. Ele e a esposa, Regina Mercadante, são os idealizadores do projeto Espiritismo e Mediunidade. “O Livro dos Médiuns” é uma das séries realizadas pela iniciativa.

O capítulo 5 tem por título “Ação dos Espíritos sobre a matéria”. Kardec discorre sobre a tríade formada por Espírito, perispírito e corpo físico. Esse é um pilar da Doutrina Espírita. E outas noções elementares também estão nessa abertura.

O codificador conceitua a morte física. E afirma do caráter material do perispírito, que transcende a desagregação molecular. Apesar disso, caracteriza-o como “misterioso e desconhecido”. Suas funções intermediárias entre o corpo e a alma são fundamentais para a compreensão de vários princípios. E Marcelo Uchôa comenta toda esse esforço conceitual.

Continuar lendo