O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 14

Marcelo Uchôa conclui o estudo do capítulo “Do Método”. A mensagem principal deste episódio é o estudo. Quem participa de atividades mediúnicas deve conhecer a teoria e refletir sobre ela. E Allan Kardec justifica o pensamento.

Esta série faz parte do projeto Espiritismo e Mediunidade. Ela é produzida por Marcelo e a esposa, Regina Mercadante. O capítulo que chega ao fim faz parte das “Noções Preliminares”. Essa parte inicial antecede a exposição prática de “O Livro dos Médiuns”.

Kardec fecha com o argumento de que o fenômeno, por si, pouco significa. Sem descartar seu papel, ele entende, entretanto, que a importância da manifestação não está nela própria. Está nos princípios e o teor que ela porta. O apresentador compara esse raciocínio ao choro de um bebê. Relevante é descobrir sua causa e não ater-se ao efeito.

É a teoria sobre a mediunidade que se pode ter o alcance do fenômeno. Ele corrobora a Doutrina, e não o contrário. Por fim, o codificador oferece um guia de leitura para se conhecer as bases espíritas. “Compete ao leitor separar o bom do mau”.

Continuar lendo

Mais Episódios