A biografia de Allan Kardec comentada por Marcelo Uchôa dá um salto. Em 1856, o Espírito de Verdade alerta o professor Rivail sobre as dificuldades por que passaria na tarefa de veicular a Terceira Revelação. Dez anos depois, ele se recorda da predição e a confirma.

Esse momento de Kardec, cheio de lutas, é o tema do episódio. O relato biográfico do codificador, escrito por Henri Sausse, é uma introdução de “O que é o Espiritismo”. A série sobre a obra é uma produção do projeto Espiritismo e Mediunidade. Seus realizadores são Marcelo e a esposa, Regina Mercadante.

Em 1867, quatro das cinco obras básicas do Espiritismo já haviam sido publicadas. E Kardec se via à volta com rusgas e traições na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Ele fundara a instituição e a dirigia. Mas, em suas palavras, ela havia se tornado um “foco de intrigas”.

Esse contexto de contrariedades motivou suas reflexões sobre os avisos do Espírito de Verdade. Entretanto, o codificador prosseguia no trabalho. Toda a adversidade não foi capaz de afetar seu ânimo. Ele sabia estar bem amparado.

Continuar lendo

Mais Episódios