Marcelo Uchôa se debruça sobre um trecho muito interessante de “Do Método”. Este é o terceiro capítulo da parte inicial do livro, “Noções Preliminares”. A série de estudo é produzida pelo apresentador e por sua esposa, Regina Mercadante. Juntos, eles realizam o projeto Espiritismo e Mediunidade.

Este episódio trata de apenas um item do capítulo, o de número 28. Nele, Allan Kardec traça os perfis de espíritas. Nos itens anteriores, ele havia categorizado os materialistas e incrédulos. Agora, descreve os convertidos à Doutrina que estava sistematizando. E toca em detalhes graves.

O codificador cria quatro grupos de espíritas. Há os experimentadores, os imperfeitos, os verdadeiros ou cristãos e os exaltados. Marcelo comenta cada perfil. E oferece comentários valiosos. Ele exemplifica e contextualiza cada categoria. Assim, demonstra que as características descritas há quase 160 anos são atuais no movimento espírita. Impossível não se enxergar na análise feita pelo apresentador a partir dos conjuntos.

Continuar lendo

Mais Episódios