DA FOGUEIRA DE CONSTANÇA A PARIS DO SÉCULO XIX

O documentário da Versátil Vídeo Spirite é dividido em três partes. Juntas, elas fornecem um panorama sobre Jan Hus. A produção, a pesquisa e a direção são de Oceano Vieira de Melo.

O vídeo aponta o legado do educador, teólogo e intelectual. Um homem importante não só para a República Tcheca quanto para a história do Cristianismo. Esse pano de fundo biográfico se encaixa com a convicção de que o líder pré-reformador reencarnou na França, quatro séculos depois, como Allan Kardec.

“Jan Hus em Praga” é a primeira parte. É um documentário alemão de 2005 que propõe o diálogo entre a trajetória do sacerdote e a Universidade Carlos, o tradicional centro intelectual da capital tcheca. As histórias do mártir e da instituição se cruzaram e se influenciaram mutuamente.

Na sequência, Regis de Morais traça um perfil dos séculos XIV e XV. O professor de filosofia da Universidade de Campinas descreve a formação teológica e moral de Hus. Sua fidelidade à vivência cristã genuína levou-o à execução.

Por fim, o documentário acompanha João Nestor Masotti na Europa. O então presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) abre o 4º Congresso Espírita Mundial (CEM), que homenageou o bicentenário de Kardec. Depois, visita locais ligados a Hus na República Tcheca e na Alemanha.

Continuar lendo

Mais Episódios