JUNG – A SABEDORIA DOS SONHOS

Carl Gustav Jung desencarnou em 1961. Suas ideias, contudo, influenciam as mais diversas frentes do conhecimento humano na pós-modernidade. E este documentário demonstra como e por que. Seu principal fio condutor são os sonhos como chave de interpretação do inconsciente e, a partir dessa compreensão, o trabalho de cura da psique.

“Jung, a sabedoria dos sonhos” foi exibido originalmente como série de TV em 1998. Stephen Segaller assina a direção, e o consagrado ator Max von Sydow narra os relatos do psicólogo. A distribuição no Brasil em vídeo único é da Versátil Vídeo Spirite.

Os três episódios originais somam 160 minutos. O primeiro trata da formação do biografado. Como todo grande pensador, a vida e a obra se sobrepõem. O documentário apresenta como nasceram conceitos fundamentais, como persona, arquétipo, ânima, ânimuse outros.

O segundo aborda os fundamentos do inconsciente coletivo. Mostra as viagens e os contatos de Jung em busca de raízes mitológicas e tradicionais que sustentaram  conceito. Por fim, o filme demonstra o legado junguiano nas mais diversas áreas: filosofia, espiritualidade, arte, economia, além da psicologia, claro. Enriquecem o documentário trechos da única entrevista dele em vídeo, de 1957.

Continuar lendo

Mais Episódios