Vídeo para assinantes - Assinar

No primeiro episódio, dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza descreveu as causas e os sintomas de intercorrências da mente, como depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia. Esta segunda parte é dedicada à obsessão espiritual. A série, realizada pela Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg), visa a diferenciar os transtornos mentais da relação de influência prejudicial com desencarnados. O diretor técnico do Hospital André Luiz alia os conhecimentos doutrinários aos da medicina.

Uma obra de referência neste estudo é “Nas Fronteiras da Loucura”, de Manoel Philomeno de Miranda com psicografia de Divaldo Franco. O autor descreve detalhadamente os vários tipos de obsessão, desde a simples, como a fascinação, a subjugação e a possessão.

Um princípio explorado por Roberto Lúcio é a sintonia mental nesse intercâmbio negativo. A obsessão, portanto, é uma relação de mão dupla, em que não há vítima e agressor propriamente. O início dessa simbiose perniciosa se dá pela abertura mental motivada por ócio, indisciplina, rebeldia e viciação. Causa que se verifica também nos médiuns.

Continuar lendo

Mais Episódios