Vídeo para assinantes - Assinar

Diferenciar transtornos mentais de percepções e influências espirituais oferece dificuldades. Nos centros espíritas, em favor da preservação dos propósitos doutrinários, essa distinção é prioritária. A análise é a proposta do dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza neste minicurso. Ele foi realizado em duas partes pela Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg).

Neste primeiro episódio, o vice-presidente da Amemg e diretor técnico do Hospital Espírita André Luiz dedica-se à psiquiatria. Ele descreve várias doenças e transtornos mentais, apontando seus sintomas psicológicos e comportamentais. Entre eles, esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, síndrome do pânico, TOC e dependências.

Conhecer as características desses males e como se manifestam é um primeiro passo para não confundi-los com mediunidade e obsessão espiritual. Situações inicialmente identificadas como alucinações e delírios podem ter causa mediúnica. E vice-versa. Portanto, é fundamental conhecer para comparar e distinguir.

Continuar lendo

Mais Episódios