Vídeo para assinantes - Assinar

MINI CURSO: SAÚDE MENTAL – ESTUDO 05: TRANSTORNOS DA ANSIEDADE

“Estrangular, oprimir, sufocar”, de acordo com o termo grego anshein, o que traduz com clareza os sintomas apresentados pelas pessoas com algum tipo de Transtorno Ansioso.

A ansiedade natural serve para o indivíduo se adaptar ao meio ambiente, seja interno ou externo. A ansiedade da vida moderna, conhecida como a doença do tempo já começa a gerar consequências ruins à vida do indivíduo. A ansiedade patológica, gera vários transtornos à vida do indivíduo.

Desde emocionais, afetivos, até complicações para a saúde e afastamento do trabalho.

Os tipos mais comuns são:

Generalizada – corresponde a um quadro onde os sentimentos de ansiedade permanecem o tempo todo e afetam o indivíduo continuamente, causando um intenso desgaste psíquico. Pânico – sentimentos repentinos de angústia, desespero, medo de morrer, medo de enlouquecer e perder o controle.

Transtorno Obsessivo Compulsivo -recorrência de pensamentos intrusivos acompanhados de atos repetitivos, excessivos, que comprometem a vida funcional do indivíduo.

Transtornos dissociativos – lida com conflitos de forma exagerada até que chega a um ponto em que o indivíduo faz um movimento de dissociação de si, como se quisesse fugir de si mesmo.

Transtorno somatoforme – surgem sintomas físicos sem causa física. Somatização.

Fobias – medo incontrolável e limitante de determinada situação, objeto ou animal.

Hipocondria – preocupação com doenças a partir de fenômenos normais.

As causas, para a medicina, são desconhecidas. Para nós, espíritas estão nas vivências anteriores. Por isso, aos tratamentos farmacológico e psicoterápico são associados os magnéticos, as orações e desobsessões.

Continuar lendo

Mais Episódios