Vídeo para assinantes - Assinar

A ABORDAGEM DO PROFISSIONAL ESPÍRITA – PARTE 02

“O que queres que eu te faça?” Assim perguntava Jesus a quem o buscava para intervenções na saúde. Operado o “milagre”, ele dizia: “a tua fé te curou”. Ciro Dafia parte desse modelo para tratar da relação entre paciente e médico. Ele afirma que a cura depende de querer ser curado. Mas o que é a doença? E o que é a cura?

Esta é a segunda parte do curso dedicado à abordagem profissional. Ele foi realizado pela Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg). Neste episódio, o expositor dedica-se à terapêutica.

O médico, inicialmente, propõe uma ressignificação do adoecimento. Bactérias, infecções ou dores não são a doença em si. Sequer sintetizam a causa. Na realidade, constituem sintomas ou mecanismos patogênicos. A causa é anterior ao efeito. Nesse caso, a origem são hábitos e a condição emocional e espiritual.

Por essa perspectiva, como encarar a medicação? Ela pode conter a infecção. Pode exterminar os microrganismos instalados. Contudo, não atacam a causa. Um profissional de saúde necessita ampliar seu foco ao espírito. E caminhar ao lado do paciente em sua busca dele por curar-se.

Continuar lendo

Mais Episódios