PESQUISAS CIENTÍFICAS SOBRE A MEDIUNIDADE | TORMENTOS DA MEDIUNIDADE

O 6° Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro (Ceerj) abordou a mediunidade em diversas vertentes. Este bloco dá uma demonstração disso. Apresentam seus estudos Alexander Moreira e Álvaro Chrispino.

Alexander é professor de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Lá coordena o Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes). Nesta palestra ele faz um resumo atualizado da literatura acadêmica sobre o tema.

Teses, dissertações e artigos de pesquisadores associados a instituições variadas no Brasil e no exterior vêm sendo dedicados ao intercâmbio. Os trabalhos investigaram médiuns e tipos diferentes de comunicação. E acompanharam as atividades cerebrais e psicossociais desses medianeiros.

Já Álvaro ofereceu reflexões sobre tormentos da mediunidade. Ele lembrou que o dom representa, sobretudo, uma oportunidade de aprimoramento dos próprios médiuns. E, para o melhor proveito, o foco da atividade deve ser o próximo, não os interesses particulares do intermediário. O expositor cita experiências de alguns trabalhadores destacados e relatos na literatura.

O tema do 6° Ceerj foi Mentes Interconectadas. A motivação foram os 160 anos de publicação de “O Livro dos Médiuns“. Os blocos da programação contaram com apresentações musicais. E todas as atividades tiveram interpretação em Libras.

Continuar lendo

Comentários

Acompanhar estes Comentários
Notificar-me de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Mais Episódios

0
Participe da nossa comunidade! deixe seu comentário.x