Vídeo para assinantes - Assinar

NASCIMENTO DO MOVIMENTO ESPÍRITA NO SÉCULO XIX

Nenhuma grande ideia nasce do nada. Essa é a fala inicial de Eduardo Carvalho Monteiro. Sua exposição é dedicada a precursores do movimento espírita. São missionários e pensamentos que influenciaram o codificador.

A palestra integrou o 4º Congresso Espírita Mundial. O encontro foi realizado em 2004, em Paris. Na ocasião, celebrou-se o bicentenário de Allan Kardec. O registro é uma produção da Versátil Vídeo Spirite.

O foco do encontro foi relembrar e enaltecer a Codificação. E Eduardo ressalta os trabalhos de Franz Anton Mesmer e Samuel Hahnemann. Respectivamente, são os desenvolvedores do magnetismo animal e da homeopatia. Eles trouxeram conceitos, métodos e práticas inovadores. Romperam com a hegemonia materialista na ciência. E trouxeram à tona o princípio espiritual.

Mas, assim como o Espiritismo, enfrentaram oposição. Kardec reconhece a contribuição de ambos os trabalhos para a consolidação da Doutrina. Eduardo Monteiro faz um alerta, entretanto. No século XIX, poucos espíritas se interessam por esses esforços precursores.

Continuar lendo

Mais Episódios