ALLAN KARDEC – O EDUCADOR E CODIFICADOR DA DOUTRINA ESPÍRITA

 

Esta é a cerimônia de abertura do 4º Congresso Espírita Mundial. Ele foi realizado em outubro de 2004, em Paris, pelo Conselho Espírita Internacional (CEI). O objetivo foi celebrar o bicentenário de Allan Kardec. Este registro tem produção da Versátil Vídeo Spirite.

A palestra inicial foi de Raul Teixeira. Ele percorreu a trajetória do educador francês. Em sua fala, o conferencista e médium fluminense ressalta o quanto o Espiritismo se alicerça na educação. Marca que se deve ao trabalho metódico e brilhante do professor Rivail.

Raul apresenta a formação com Pestalozzi. Cita a elaboração dos trabalhos em pedagogia e da proposta de aprimoramento do ensino na França. Descreve os primeiros contatos com o fenômeno das mesas girantes. Ao educador é confiado um acervo de psicografias. Deveria sistematizar o material. O cientista via algo novo e dotado de inteligência naqueles fenômenos. Assim, com o pseudônimo de Allan Kardec, publica O Livro dos Espíritos em 1857.

Participaram da solenidade Nestor Masotti, então presidente da CEI, e Roger Perez, pela União Espírita Francesa. Divaldo Franco recebeu uma psicografia de Léon Denis.

Continuar lendo

Mais Episódios