Este estudo que integrou o 1° CEU Virtual baseou-se em uma publicação da “Revista Espírita”. A mensagem de autoria espiritual de Lacordaire está no compêndio de 1865. José Carlos de Lucca preservou o título para suas reflexões, “Caridade: chave para o céu”.

A comunicação expressa a certeza da unicidade humana. Dito de outra forma, que a progressão coletiva é uma noção mais fidedigna às leis universais do que a dimensão eminentemente individual de evolução. E, do contrário, uma pessoa em condição de miséria constitui interesse e missão do grupamento social do qual ela faz parte.

Lacordaire se atém à condição material em seu texto. Segundo ele, a caridade com esse viés ainda é a mais penosa ao homem. Isso porque diz respeito a seu conforto patrimonial e à possibilidade de renunciar a parte dele.

De Lucca, como de costume, tece belas reflexões. Ele reúne alguns casos e faz um chamamento ao atendimento a quem precisa. Vivemos num contexto em que há muita dor e miséria. Chegou a hora de os bons serem mais audaciosos e inspirarem aqueles que preservam frios os corações.

E o expositor lança uma questão cuja resposta só em suas conclusões revela. Se a caridade é a chave do céu, onde fica a fechadura? Ele também responde algumas perguntas dos internautas ao fim do vídeo. O Congresso Espírita de Uberlândia (CEU) é promovido pela WEB Rádio Fraternidade. Em 2021, em razão da pandemia da Covid-19, o encontro teve formato online.

Continuar lendo

Comentários

Acompanhar estes Comentários
Notificar-me de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Mais Episódios

0
Participe da nossa comunidade! deixe seu comentário.x