A MENSAGEM CONHECIDA, MEDITADA, SENTIDA E VIVIDA

O romance “Renúncia“, de Emmanuel com psicografia de Chico Xavier, tem como personagem principal Alcíone. Trata-se de um Espírito superior que encarnou na Terra para executar uma missão de caráter íntimo. Na narrativa, ela convive com padre Damiano, uma encarnação do próprio autor espiritual.

Os dois construíram o hábito de estudar o Evangelho diariamente. E, em certo momento do enredo, a protagonista afirma que a mensagem de Jesus Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida. Mas o que vem a ser tudo isso? Como executar cada uma dessas fases de relação com a Boa Nova?

Haroldo Dutra Dias oferece uma explicação simples neste estudo. Ele vê nessas quatro etapas um roteiro de progressão íntima. E o compara a uma mesa. Para se sustentar de pé e ser útil, ela necessita de seus quatro pés.

Pode-se dividir em dois pares o ensino de Alcíone. O primeiro, que trata de conhecer e meditar, diz respeito à razão. E o segundo, em que se sente e vive, ao sentimento. Assim, Haroldo faz dois paralelos entre o roteiro e outros pontos do conhecimento espírita. O primeiro, com a recomendação do Espírito de Verdade, em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de que os seguidores da terceira revelação devem amar-se e instruírem-se. E o outro, com a alegoria do próprio Emmanuel, sobre as duas asas da evolução.

Ao fim da exposição, Haroldo responde a perguntas dos internautas. Este estudo fez parte do 1° CEU Virtual. Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, a WEB Rádio Fraternidade promoveu o Congresso Espírita de Uberlândia em formato online.

Continuar lendo

Comentários

Acompanhar estes Comentários
Notificar-me de
1 Comentário
Mais novos
Mais velhos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
muhayache11

AS PALESTRAS DO HAROLDO É SEMPRE RENOVAÇÕES PARA VALORES PERDIDOS NO COTIDIANO.

Mais Episódios

1
0
Participe da nossa comunidade! deixe seu comentário.x