Renúncia (livro)

Livro Espírita Renúncia

Renúncia é um livro espírita, psicografado através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, ditado pelo espírito de Emmanuel, onde conhecemos o exemplo de Amor e Renúncia de Alcíone, habitante do sistema de Sírius, que decide voltar a reencarnar na Terra para auxiliar Pólux, o grande amor de sua alma.

Sinopse do Livro Espírita Renúncia

Renúncia encontra-se num espaço histórico deslocado dos demais livros da série, mas retratando o período conturbado que envolveu a instalação do Santo Ofício, a reforma protestante, as perseguições, a Companhia de Jesus.

Renúncia (livro) 1Neste romance, Emmanuel descreve a existência de Alcíone, Espírito que passa por uma encarnação de renúncias e dedicação a todos que a cercam, demonstrando heroísmo e lealdade, na frívola Paris do reinado de Luís XIV.

Apresenta o sacrifício de amor desse abnegado Espírito, que volta à luta terrestre para estar com aquele ser por quem havia intercedido no plano Espiritual, propondo-se ajudá-lo nas provas, expiações e reparações da nova existência na Terra.

Alcíone, levada pelo Amor na sua maior expressão, busca auxiliar no progresso espiritual de outros entes queridos, presos no nos erros que os atrasam na Evolução.  Ela precisou de dez anos para alcançar nosso orbe para enfim encarnar e começar sua missão.

O grande amor do passado, os acertos e desacertos desse grupo que reencarna em conjunto para novas conquistas espirituais e a dedicação amorosa da doce Alcíone servem de moldura para o desenrolar ágil e envolvente dessa trama, marcada, também, por sentimentos violentos.

Alcíone, que na erraticidade habitava um planeta na órbita da estrela Sírius, seria a reencarnação de Célia, da história narrada no livro Cinquenta Anos Depois, e cuja lenda formada em torno de sua vida é registrada na história de Santa Marina.

Renúncia forma com os livros abaixo a série de Romances Históricos, de Emmanuel.:

  1. Há Dois Mil Anos;
  2. Cinquenta Anos Depois;
  3. Paulo e Estevão;
  4. Ave Cristo.

Emmanuel nos oferece, ainda, o relato de mais uma de suas encarnações, como Padre Damiano, vigário da igreja de São Vicente, em Ávila, Espanha, além de dados históricos sobre fatos que marcaram a vida humana no século XVII. Narrando a história de Alcíone e Carlos, o autor nos propõe farto material para reflexões, aplicável à nossa própria existência.

Capítulos de Renúncia (livro)

Velhas Recordações

PRIMEIRA PARTE

  1. Sacrifícios do amor
  2. Anseios da mocidade
  3. A caminho da América
  4. A varíola
  5. Na infância de Alcíone
  6. Novos rumos
  7. Caminhos de luta

SEGUNDA PARTE

  1. O padre Carlos
  2. Novamente em Paris
  3. Testemunhos de fé
  4. Reencontro
  5. Provas redentoras
  6. Solidão amarga
  7. A despedida

Ficha técnica do livro Renúncia

Livro Espírita Renúncia

  • Data da primeira publicação: 1942
  • Autor: Chico Xavier
  • Lançamento: 1944
  • Páginas: 535
  • Assunto: Romance passado no Século XVII
  • País: Brasil