Patriarcas bíblicos

Os patriarcas (em hebraico אבות pais) é o nome dado a Abraão, Isaque e Jacó, as três grandes personalidades que teriam sido ancestrais dos judeus e fundadores do judaísmo. O período em que viveram é conhecido como período patriarcal. O termo também é às vezes utilizado em relação à pessoas proeminentes dentro da Bíblia como Noé, os doze filhos de Jacó e o rei Davi.

A Era dos Patriarcas

A chamada Era dos Patriarcas foi a primeira das três fases da presença do povo hebraico em Canaã, na região da Palestina. Ela se inicia com a migração de Abraão e seu grupo da cidade de Ur (atual Iraque) por volta de 2000 a.C. e chega a uma conclusão com o episódio referido como “Êxodo”, onde Moisés lidera a volta de seu povo do Egito, onde se encontrava submetido à escravidão.

Esta Era recebe tal nome pelo fato da organização dos hebreus estar fundada em torno de patriarcas, (os líderes de grandes famílias), que reuniam funções diversas, como a de chefe militar, sacerdote e líder político. Os mais importantes patriarcas foram Abraão, Isaac e Jacó (quando se formam as 12 tribos).

É nesta fase que se forma e consolidam as principais características do povo hebreu.