As obras básicas do espiritismo são os 5 livros que compõe o Pentateuco¹ Kardequiano. O primeiro livro de Allan KardecO Livro dos Espíritos (na língua francesa, Le Livre des Esprits), é o primeiro livro da Codificação Espírita.

Para quem deseja descobrir o espiritismo, saber do que se trata e ter fundamentos para entender e discutir esta doutrina, clarear tudo o que o nosso mestre Jesus tentou passar quando esteve entre nós, comecem lendo as obras básicas abaixo:

Denominam-se Obras Básicas do Espiritismo, também referidas como codificação espírita, os cinco livros publicados pelo pedagogo francês Hippolyte León Denizard Rivail sob o pseudônimo de Allan Kardec, entre 1857e 1868.

 

  • 1857  O Livro dos Espíritos – obra em que se estabelecem os princípios da Doutrina Espírita;
  • 1861  O Livro dos Médiuns – versa sobre o caráter experimental e investigativo do espiritismo, visto como ferramenta teórico-metodológica para se compreender uma “nova ordem de fenômenos”, até então jamais considerada pelo conhecimento científico: os fenômenos ditos espíritas ou mediúnicos, que teriam como causa a intervenção de espíritos na realidade física;
  • 1864  O Evangelho segundo o Espiritismo – obra de cunho essencialmente moral, em que Kardec seleciona os Evangelhos canônicos da Bíblia como ponto de partida para a inferência de fundamentos morais comuns a todos os “grandes sistemas religiosos”, fundamentos esses cuja consonância com o espiritismo procura ser demonstrada por ele;
  • 1865  O Céu e o Inferno – obra composta de duas partes: na primeira, Kardec realiza um exame crítico da doutrina católica sobre a transcendência, procurando apontar contradições filosóficas e incoerências com o conhecimento científico superáveis, segundo ele, mediante o paradigma espírita da fé raciocinada. Na segunda, constam dezenas de diálogos que teriam sido estabelecidos entre Kardec e diversos espíritos, nos quais estes narram as impressões trazidas da existência transcendente;
  • 1868  A Gênese – obra composta de três partes. A primeira parte trata da Gênese, isto é, da formação dos mundos e da criação dos seres animados e inanimados. A segunda parte, dos milagres, onde se discute sobre o que pode ser considerado milagre, e se explica, à luz da doutrina espírita os muitos milagres feitos por Jesus. A terceira parte explica como e por que pode haver previsões de coisas futuras, pressentimentos e coisas afins.

Obras básicas do espiritismo

O conteúdo das obras básicas expõe e consolida os princípios e os elementos constitutivos da Doutrina Espírita, segundo o ensino dado pelos Espíritos superiores e codificado por Allan Kardec.

O primeiro dos cinco livros que compõem o Pentateuco, “O Livro dos Espíritos“, contém os “Princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade – segundo os ensinos dados por Espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns – recebidos e coordenados por Allan Kardec“.

1 – PENTATEUCO — Grego pentateuchos, cinco livros.

Obras básicas do espiritismo e o Espiritismo

Vocabulário do Espiritismo.TV

Já conhece o Espiritismo.tv?

O Espiristimo.tv é uma Plataforma de Vídeos e Palestras Espiritas, aqui você encontra, Músicas, Filmes, Séries de Estudos, e muito mais sobre Espiritismo!