O Que É o Espiritismo?

O Que É o Espiritismo?

O que é o Espiritismo?

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.

Temos duas respostas a essa pergunta, a primeira pode ser respondida assim:

O Que É o Espiritismo? 1O Espiritismo é uma doutrina de cunho filosófico-religioso-científico, voltada para o aperfeiçoamento moral do homem por meio de ensinamentos transmitidos por Jesus Cristo e seu Evangelho, comunicado por espíritos desencarnados a Allan Kardec e codificado em 5 livros, conhecidos como Pentateuco Kardequiano.

A outra resposta é um livro espírita de autoria de Allan Kardec, publicado em Paris no ano de 1859. A obra sucedeu a publicação de O Livro dos Espíritos, e apresenta, de forma sucinta, os princípios da Doutrina Espírita assim como respostas às principais objeções que lhe podiam ser apresentadas.

O Espiritismo é uma ciência prática e experimental

O que é o Espiritismo segundo Allan Kardec

No preâmbulo de O que é o Espiritismo, lemos:

As pessoas que só têm conhecimento superficial do Espiritismo são, naturalmente, inclinadas a formular certas questões, cuja solução podiam, sem dúvida, encontrar em um estudo mais aprofundado dele; porém, o tempo e,  muitas vezes, a vontade lhes faltam para se entregarem a observações seguidas. Antes de empreenderem essa tarefa,  muitos desejam saber, pelo menos, do que se trata e se vale a pena ocupar-se com tal coisa.

Por isso, achamos útil apresentar resumidamente as respostas a algumas das principais perguntas que nos são diariamente dirigidas; isto será, para o leitor, uma primeira iniciação, e, para nós, tempo ganho sobre o que tínhamos de gastar a repetir constantemente a mesma coisa.

O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.

A História do espiritismo no Brasil

No Brasil, as ideias que deram origem ao espiritismo remontam às primeiras experiências com o chamado “fluido vital” (magnetismo animal, mesmerismo) por parte dos praticantes da homeopatia, nomeadamente os médicos Benoît Jules Mure, natural de França, e João Vicente Martins, de Portugal, que chegaram ao país em 1840 e o aplicavam em seus clientes. Veja mais em História do espiritismo no Brasil.

Termos do Espiritismo

Vocabulário do Espiritismo